Home Blog Postagem-atual
  • Painéis Solares Fotovoltaicos: conheça os modelos e suas vantagens

  • julho 1, 2020 painel solar
  • Você sabia que existe diferentes modelos de painéis solares? Pois é, existem algumas tecnologias que vão diferenciar a produção do painel solar e isso irá influenciar no orçamento do seu projeto. Cada tecnologia tem um diferencial e suas vantagens, além de diferentes preços.

    Hoje, vamos trazer os modelos mais conhecidos, suas características, para entender qual a diferença entre eles e suas vantagens.

    O que é uma placa solar?

    A placa solar é a responsável pela captação da energia solar. É através da sua utilização que é possível converter a luz do sol em energia elétrica. Já explicamos mais a fundo como esse processo acontece, mas cada placa é composta por células fotovoltaicas que são responsáveis pela absorção dessa energia, sendo capaz de gerar a eletricidade.

    Cada placa de energia solar, ou painel solar, é composto de células fotovoltaicas que são semicondutores compostas, normalmente, por silício. Quando expostas à luz solar, elas absorvem os fótons e liberam elétrons para gerar a corrente elétrica pronta para ser usada. O nome dado a esse fenômeno é efeito fotovoltaico.

    Além disso, uma das vantagens de ter um sistema fotovoltaico é que as placas solares não precisam de uma manutenção frequente, durando anos. Você pode conferir todas as vantagens, aqui.

    Eficiência do painel solar fotovoltaico

    Vamos falar, a seguir, sobre eficiência de cada modelo de painel solar, então para que você não fique sem entender, vamos te explicar. A eficiência da placa fotovoltaica é medida em porcentagem (%) de energia do sol que atinge a superfície da placa solar que é transformada em energia elétrica para o consumo. Em suma, quantos W/h por m2 o painel é capaz de gerar em energia.

    Sendo assim, alguns pontos precisam ser considerados:

    • Quanto maior é a eficiência do painel fotovoltaico, mais Watts por metro quadrado o seu sistema vai gerar;
    • Quanto maior é a eficiência do painel fotovoltaico, menor é a quantidade e tamanho do painel para a mesma produção de energia;

    Mas, em relação a escolha. Quais são os modelos no mercado?

    Painel Solar Monocristalino

    Esse modelo de painel é construído por células monocristalinas de silício. É uma das tecnologias mais antigas utilizadas e a que tem maior eficiência, variando de 15% a 22%. Podem ser facilmente reconhecidas, pois possuem uma cor uniforme, devido a sua composição em Silício de alta pureza e cantos tipicamente arredondados.

    Os painéis são feitos por meio de um único cristal ultrapuro de silício. Cortado em lâminas individuais, são tratadas e transformadas em células fotovoltaicas que ficarão dispostas em série e em paralelo no painel solar.

     Como falado anteriormente, uma vez que esse tipo de painel solar possui uma eficiência maior, menos espaço para gerar a mesma quantidade de energia vai precisar. Sendo essa a melhor escolha se você quer perder pouco espaço e ter mais eficiência. Porém, são painéis solares com valores mais elevados.

    Painel Solar Policristalino

    A principal diferença entre as tecnologias quando comparado os painéis solares feitos de silício monocristalino para o policristalino, é o método que utilizam para fundir os cristais. A produção do policristalino é feita através da fundição dos cristais em bloco, que preserva a formação de múltiplos cristais. Apresentam blocos quadrados e são fatiados em células, como citamos acima no modelo monocristalino, além de sua forma de produção ser mais fácil.

    Possui uma menor eficiência quando comparado aos painéis monocristalinos, por ter uma menor quantidade de silício residual e a menor pureza do silício. Produz menos Wh por m2, o que gera a necessidade de comprar uma maior quantidade de painéis. Entretanto, eles têm um custo menor e a mesma vida útil: em torno de 30 anos.

    Painel Solar de Filme Fino

    No painel solar de filme fino é diretamente depositado sobre uma superfície, como vidro ou metal, uma ou mais camadas finas de material fotovoltaico. Sendo essa, a principal característica e que difere das outras opções citadas anteriormente. Esse tipo de painel também é conhecido como células fotovoltaicas de película fina (TFPV) e os principais materiais utilizados neles são:

    • Silício amorfo (a-Si)
    • Telureto de cádmio (CdTe)
    • Cobre, índio e gálio seleneto (CIS / CIGS)
    • Células solares fotovoltaicas orgânicas (OPV)

    A eficiência dos painéis de filme fino dependerá do tipo de tecnologia utilizada nele: entre 7% e 13%. Possuem uma menor eficiência que os monocristalinos, mas algumas das tecnologias utilizadas já são similares a eficiência dos policristalinos e chegando a 16%. Uma desvantagem é a necessidade de mais painéis instalados para compensar a baixa eficiência e efetividade, quando comparado aos outros.

    Apesar de serem mais baratos, a sua vida útil diminui bastante e fica em média de 10 a 15 anos. São mais utilizados nas instalações residenciais, mas são maiores e ocupam mais espaço. O preço da instalação pode ser maior também, o que pode não compensar tanto.

    Algumas vantagens que podem compensar é que eles são flexíveis, o que abre um leque de aplicações muito grande. Além de ter um desempenho considerável quando não há 100% de incidência de luz, ou seja, sombreamento de árvores ou outras obstruções. Altas temperaturas também têm menos impacto em seu desempenho.

    Painel Solar Híbrido

    É uma nova tecnologia do mercado que é conhecida por Heterojunção. Seu processo de fabricação é muito semelhante aos painéis fotovoltaicos monocristalinos, porém esses painéis possuem uma passivação com camada de Silício Amorfo (a-Si).

    Esse tipo de tecnologia utilizada dá uma eficiência de 21% a 24%, o que é bem alta e significa que ele produz mais energia por metro quadrado. Precisando de uma área menor até mesmo que os monocristalinos. Eles funcionam muito bem com temperaturas mais altas, que torna essa tecnologia ideal para utilizarmos aqui no Brasil. Porém, infelizmente ainda não está disponível no mercado.

    Agora que você já conhece os principais tipos de painéis fotovoltaicos disponíveis no mercado, poderá escolher o melhor que atenderá a sua necessidade. Acima de tudo, é de extrema importância que ele seja o melhor e se adeque ao que você precisa. Tanto em relação à tecnologia e eficiência, quanto ao custo que você pode investir. O que pode ser melhor para um, pode não ser para você. Planeje e leve todos os pontos em consideração.

Permito o Uso de cookies para:

Solicitar orçamento para:

instalador

Deseja orçamento de quantas empresas?

Como gostaria de ser contactado: