-
Inversor de Energia Solar: conheça a sua função e quais os tipos existentes
- maio 20, 2020 células de energia solar energia fotovoltaica energia solar inversor de energia solar
-
O que é?
O Inversor Solar é um dos equipamentos existentes no kit que você terá assim que tiver um equipamento de energia solar instalado em casa. Basicamente a sua função é inverter a energia elétrica que foi gerada pelos painéis solares, que sai em corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA). Além disso, o inversor também tem um papel secundário, ele garante a segurança do seu sistema, mede a energia produzida e ainda direciona para onde a energia gerada é enviada.
No caso dos sistemas ligados a rede elétrica, ele tem a função de fazer as trocas de energia elétrica com a rede elétrica. Isso garante que a instalação receba a energia com constância. E quando o sistema é ligado a bateria, sua função é redirecionar o excesso de energia elétrica para as baterias. Isso é muito eficiente, já que garante energia para ser usada quando o painel não gerar tanta energia, como por exemplo, em dias de menor incidência do sol.
Como Funciona?
O equipamento tem esse formato e funciona transformando a tensão/corrente contínuas em tensão/correntes alternada, logo na saída do inversor, de 12v para 110/220v.
Os aparelhos possuem chaves eletrônicas, que podem ser transistores do tipo: IGBT (Transistor Bipolar de Porta Isolada), IGCT (Transistor Integrado Controlado) ou MOSFET (Transistor de efeito de Campo Metal — óxido — semicondutor).
Quais os tipos existentes de inversores e suas finalidades?
1. Grid Tie
Em suma, esse é o tipo de inversor mais utilizado em instalações de energia elétrica em cidades e áreas urbanas. Grid Tie significa que ele está ligado a uma rede, ou seja, que os sistemas de energia solar funcionam e são ligados sem a necessidade de bateria. Esse tipo de inversor, troca energia elétrica constantemente com a rede elétrica. E justamente por não necessitar do uso de baterias, o custo-benefício desse tipo de instalação aumenta.
A vantagem desse tipo de inversor é que eles foram projetados para identificar quedas de energia e desligar imediatamente da rede elétrica. Um processo de segurança, que evita problema quando não há fornecimento de energia da rede elétrica.
2. Off Grid
É o tipo de inversor oposto ao grid tie, ou seja, ele não está ligado a nenhuma rede pública de energia e trabalha off-line, de forma independente. Eles são os tipos de inversores movidos a bateria, que normalmente são produzidos para serem instalados em lugares mais isolados, fora da área urbana, como em áreas rurais, que a rede elétrica normalmente não chega. Como não está ligada a nenhuma rede elétrica, não tem o sistema de segurança e seu uso é basicamente para sistema de telefone, rádios etc.
3. Micro Inversor
Esse tipo de inversor foi projetado para operar em um único painel solar, estabilizando e fornecendo a energia elétrica individualmente e somente para um lugar ou aparelho específico. Já possuem o sistema de segurança neles e ele foi projetado para otimização individual da produção de energia, funcionando sem depender de qualquer fator externo.
Onde são instalados?
A princípio o local de instalação depende da necessidade de cada cliente e local. Como eles emitem um pequeno ruído, a preferência pode ser por uma instalação num local mais afastado e na questão de espaço, vai depender também da finalidade.
Para residências, por exemplo, ele pode ser instalado ao lado do quadro de luz, próximo aos módulos fotovoltaicos. Já em empresas e indústrias, pode ter um local destinado só para isso. Muitas vezes os locais são grandes e o espaço necessário para gerar a energia também é maior, assim, os aparelhos podem ocupar e pedir um espaço aumentado.