-
6 dúvidas sobre Energia Solar Fotovoltaica para Residências
- junho 5, 2020 energia fotovoltaica energia solar
-
Anteriormente explicamos para vocês o que é a energia solar fotovoltaica, como funciona e seus benefícios. No texto de hoje, trouxemos algumas das principais dúvidas referentes ao processo para contratação da energia solar residencial.
Há diferença entre painéis solares residenciais, comerciais e industriais?
Não existe diferença, pois o equipamento utilizado é o mesmo. O que irá diferenciar é a potência total dos módulos que precisará ser utilizado e, por consequência disso, o inversor solar.
Quais os pré-requisitos a casa deve ter para produzir energia solar fotovoltaica?
Em primeiro lugar avaliar se a casa recebe luz solar, requisito principal e primordial para que tenha a produção de energia solar. Ou seja, ela não poderá ter um sombreamento constante. Além disso, a casa precisa de cerca de 18 m² e estar ligado à uma concessionária distribuidora de energia.
Moro em apartamento, posso instalar os painéis solares?
De forma genérica, considerando um prédio com vários apartamentos, não é possível fazer a instalação direcionada a um apartamento específico. Em primeiro lugar, porque os painéis necessitam ser instalados no telhado e o telhado não seria suficiente para atender a todas as unidades, além de algumas questões técnicas que envolveriam a instalação para cada uma das unidades. Portanto, em um prédio, o normal é fazer a instalação que beneficie a energia comum do condomínio.
Uma hipótese de um apartamento se beneficiar, seria o caso de uma cobertura. Mesmo assim, teria que preencher alguns requisitos, além de ter a aprovação dos condôminos permitindo a instalação.
Outra hipótese, seria o caso de uma pessoa ter dois imóveis, uma casa e um apartamento. Na casa, a pessoa faria a instalação dos painéis solares, se beneficiaria da energia solar e, em caso de gerar energia excedente, ao invés de devolver ao sistema e receber créditos, vincularia a conta do seu apartamento. O que geraria uma diminuição de valores em sua conta.
Qual o custo/valor para a instalação dos painéis?
Não há como precisar um valor exato. Existem algumas variantes que farão diferença no custo final, mas a principal delas é o tipo do telhado. Cada residência possui uma estrutura diferente e, por conta disso, há variações nos valores finais.
Onde é instalado os equipamentos (painéis e inversores)?
É recomendado que os painéis sejam instalados no telhado, com uma certa inclinação entre 15° e 20º, de preferência e que dependerá da região da instalação, e quanto mais próximo da orientação norte, melhor. Quanto ao inversor, podem ser instalados ao lado do quadro de luz, próximo aos módulos fotovoltaicos.
Quanto tempo dura um equipamento?
Um ponto extremamente positivo para quem opta em instalar os painéis solares para gerar energia solar, é que os painéis têm baixa necessidade de manutenção, necessitando apenas de uma limpeza anual, além de terem uma vida útil bem longa, podendo chegar a 25 anos.