Home Blog Postagem-atual
  • Brasil ultrapassa meio milhão de unidades com geração solar distribuída

  • março 3, 2021 energia solar Geração Solar Distribuída unidades consumidoras
  • O Brasil acaba de bater outro recorde na geração de energia solar distribuída. Agora, o país conta com mais de 500 mil unidades consumidoras dessa energia renovável, verde e ecológica!

    Essa é outra boa notícia que nós, do Dica Solar, viemos trazer com grande alegria para você. Temos em nosso blog diversas notícias que mostram o avanço que a energia fotovoltaica distribuída tem alcançado. São através desses recordes que batemos, que tornamos cada vez mais conhecida essa fonte inesgotável e benéfica de energia. Então, acompanhe com a gente mais essa boa notícia.

    500 mil unidades com geração de energia fotovoltaica distribuída

    No começo de fevereiro, o Brasil bateu a meta de 500 mil unidades usando da geração distribuída como fonte energética. A maior parte das instalações foram feitas em residências, correspondendo a 73,6% do total instalado. Hoje, são 287.772 casas com energia solar distribuída instalada. Dessa mesma forma, ainda está nas residências, a maior demanda de instalações.

    De acordo com a AbSolar, Associação Brasileira de Energia Solar, seguido das residências, os pequenos comércios correspondem a 16,6% das instalações, com 64.830 sistemas instalados em todo o país. Em seguida, aparece o setor rural com 7% do total instalado, com 27.487 sistemas.

    A indústria é responsável por 2,4% da demanda instalada, com 9.509 instalações. Por último, de acordo com os dados disponibilizados pela AbSolar, está o setor público, com menos de 1%. A maior parte dessa produção de energia é usada para abastecer o consumo de prédios públicos.

    Marco na instalação de novos sistemas

    Para abastecer os mais de meio milhão de usuários, foram necessárias as instalações de 400 mil sistemas solares, outro marco alcançado. As construções desses sistemas fotovoltaicos já somaram mais de R$ 23,1 bilhões de investimentos.

    Os investimentos para a energia solar vêm da iniciativa privada nacional e internacional, como também, do governo federal. Além dos incentivos para a construção de novos sistemas, com a flexibilização de regras por parte de bancos e a liberação de crédito. Ocorre também a diminuição dos preços que, no ano passado, as alíquotas em dezenas de produtos fotovoltaicos foram zeradas. Em outras palavras, isso significa que as compras desses produtos até o fim de 2022 não pagarão impostos ao governo federal brasileiro.

    Embora ainda seja pequeno o número de usuários da energia fotovoltaica, que hoje corresponde a meio por cento dos brasileiros usando da geração distribuída, podemos ver um movimento do mercado para ampliar esses números em poucos anos.

    Projeções para o mercado brasileiro

    O Brasil possui uma posição de vantagem em relação aos demais países. Isso por ser um país de dimensões continentais e com grande quantidade de radiação solar em todos os meses do ano.

    Quando comparamos o percentual de usuários brasileiros da energia fotovoltaica distribuída com os da Austrália, podemos ver como o setor ainda precisa crescer. A Austrália tem 1 a cada 5 habitantes usando a energia solar. Nesse sentido, o país tem mais de 2,5 milhões de sistemas instalados para uma população de 25 milhões de habitantes. Para termos a mesma proporção, precisaríamos ter 20 milhões de sistemas instalados. E isso é possível alcançar em poucos anos.

    Estados com todos os seus municípios usando energia solar

    Recentemente postamos em nosso site um artigo sobre o recorde alcançado pelo estado do Rio de Janeiro, que conta com todos os seus 92 municípios com sistemas de energia distribuída. O mesmo acontece com o estado do Espírito Santo, que em seus 78 municípios, contam com a energia distribuída instalada.

    Os estados do norte e nordeste tem recebido investimentos milionário e com isso, tendo os números de adeptos dessa fonte de energia dobrados.

    Mesmo com o Covid-19, foram adicionados 2 gigawatts, GW, de potência ao sistema elétrico brasileiro. Para este ano, a previsão é de mais 3 GW. O Brasil conta, no total, com 4,8 GW de potência instalada.

    Nós, do Dica Solar, queremos ajudar na democratização da energia solar! Por isso, gerenciamos a maior plataforma que conecta instaladores e clientes fotovoltaicos. Venha você também fazer parte e aproveitar de todos os nossos benefícios.

    E, não se esqueça de seguir a gente nas redes sociais, para ficar por dentro de tudo o que acontece no setor solar.

Permito o Uso de cookies para:

Solicitar orçamento para:

instalador

Deseja orçamento de quantas empresas?

Como gostaria de ser contactado: