Home Blog Postagem-atual
  • energia solar no brasil
  • Brasil atinge a marca de 400 mil UCs que utilizam energia solar

  • dezembro 10, 2020 energia solar no Brasil
  • A energia solar não para de crescer no país e, mais uma vez, alcançou números recordes em instalações de sistemas fotovoltaicos. Com isso, o Brasil atinge a marca de 400 mil unidades consumidoras de energia fotovoltaica (UCs), apenas a partir da geração distribuída.

    Essa é uma excelente notícia para o setor solar, que vê constantemente seus números de adeptos se multiplicarem, mesmo no cenário de recuperação pós-pandemia que vivemos. Por isso, acompanhe com a gente, do Dica Solar, mais essa ótima informação sobre o setor!

    Geração distribuída

    Primeiramente, vamos relembrar o que é a geração de energia distribuída.

    Geração distribuída é o nome dado à energia elétrica produzida para ser distribuída a diversas residências ou empresas. A geração distribuída não precisa necessariamente ser fotovoltaica, ela pode ser, por exemplo, eólica ou hídrica. Entretanto, o artigo 14 do Decreto Lei nº 5.163 de 2004, determina que deve ser uma energia advinda de fontes renováveis. O artigo que regulamenta a distribuição determina que:

    “Considera-se geração distribuída a produção de energia elétrica proveniente de agentes concessionários, permissionários ou autorizados, conectados diretamente no sistema elétrico de distribuição do comprador, exceto aquela proveniente de:

    I – hidrelétrico com capacidade instalada superior a 30 MW;

    II – termelétrico, inclusive de cogeração, com eficiência energética inferior a 75%.”

    Nesse sentido, a legislação tem se modificado para incluir cada vez mais a pequena geração. Com isso, surgiu a Resolução Normativa 482, que regulamenta a inserção da geração distribuída na matriz energética. Ela assim define:

    • Microgeração distribuída: Sistemas de geração de energia renovável ou cogeração qualificada conectados à rede com potência até 75 kW;
    • Minigeração distribuída: Sistemas de geração de energia renovável ou cogeração qualificada conectados a rede com potência superior a 75 kW e inferior a 5 MW.

    O Brasil tem mais de 400 mil unidades na geração de energia solar distribuída

    O Brasil ultrapassou, no mês passado, a marca de 400 mil unidades consumidoras com geração solar distribuída tendo atraído, desde 2012, R$ 19 bilhões em novos investimentos ao país. A geração distribuída representa mais de 3,8 gigawatts de potência instalada operacional. Nesse sentido, já foram gerados cerca de 110 mil empregos, nas cinco regiões do país.

    O levantamento realizado pela Absolar, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, mostra como o setor tem crescido e sido importante para a recuperação econômica.

    No último ano, foram adicionadas 214 mil novas unidades. Como resultado disso, houve o crescimento de mais de 118% em comparação com o período anterior. Ainda mais economia e sustentabilidade tem sido gerada, já que as 400 mil unidades recebem créditos de energia de mais de 318 mil sistemas conectados à rede.

    A maior demanda é residencial

    A pesquisa também mostrou os segmentos que mais tem demandado e adquirido as instalações fotovoltaicas. E as residências representam 68,8% desse total. As empresas dos setores de comércio e serviços demandam 20,2% das instalações, seguido pelos consumidores rurais com 8,0%. As indústrias com 2,6%, o poder público com 0,4% e outros tipos, como serviços públicos 0,03% e iluminação pública 0,01% completam o quadro de demandas.

    Os municípios que mais têm apresentado desenvolvimento e instalações são: Uberlândia/MG, Cuiabá/MT, Rio de Janeiro/RJ, Fortaleza/CE e Teresina/PI.

    Energia solar como alavanca de desenvolvimento econômico

    Embora a energia fotovoltaica tenha se expandido por todo o país, o mercado é pequeno na geração distribuída. Dos mais de 85,9 milhões de consumidores de energia elétrica, menos de 0,5% fazem uso da energia fotovoltaica. Apesar disso, esse cenário tende a mudar rapidamente.

    Isso porque a energia solar é uma excelente estratégia para o alcance das metas de desenvolvimento do país, já que tem gerado muitos empregos e investimentos, mesmo no momento pandêmico em todo o mundo.

    Nos últimos sete anos, o crescimento da geração distribuída foi de 231% ao ano no Brasil. Esse crescimento possibilitou benefícios para todos, sejam os adeptos ou não adeptos, que agora têm a seu dispor, preços ainda menores e mais atrativos.

    Estima-se que até 2050, 48% da energia nacional será advinda de energia solar e eólica. Os avanços tecnológicos e a diminuição das burocracias e dos preços, são os fatores que vão torná-las ainda mais sustentáveis e benéficas.

    Nós, do Dica Solar, estamos acompanhando de perto todas as mudanças e melhorias que o setor fotovoltaico apresenta. Assim, podemos apresentar a você os melhores conteúdos e as principais notícias. Por isso, siga a gente nas redes sociais e esteja por dentro de tudo o que acontece.

Permito o Uso de cookies para:

Solicitar orçamento para:

instalador

Deseja orçamento de quantas empresas?

Como gostaria de ser contactado: