Home Blog Postagem-atual
  • tecnologia sustentável
  • Bahia recebe investimento estrangeiro para usina solar e vira referência no uso de tecnologia sustentável

  • dezembro 8, 2020 Bahia energia sustentável tecnologia sustentável
  • A energia solar está em pleno desenvolvimento e mudando as perspectivas de estados e municípios, com sua nova tecnologia sustentável. Agora, foi a vez do estado da Bahia receber um investimento milionário para a implementação da tecnologia fotovoltaica.

    O investimento para a construção da usina solar vai tornar a Bahia uma referência no uso de energia limpa e sustentável. Além disso, vai colaborar para a retomada verde e o desenvolvimento da região. Acompanhe com a gente, do Dica Solar, essa boa notícia.

    Investimento milionário

    O município de Juazeiro, na Bahia, recebeu, no final do mês de outubro de 2020, um investimento de US$ 67 milhões, através do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento. Com isso, será possível construir a usina solar fotovoltaica Jacarandá. Essa usina vai transformar o estado baiano, que há anos tem cobiçado as evoluções no setor solar.

    Usina Jacarandá

    A usina fotovoltaica de Jacarandá foi projetada, e será construída e operada, pela Atlas Renewable Energy, uma empresa global especializada em energia solar e que já construiu outras 3 usinas no estado. A estimativa é de que a usina comece a funcionar a partir do primeiro semestre de 2021. Dessa forma, ela será capaz de fornecer 440 GWh por ano.

    Toda a energia produzida irá para a fábrica da Dow em Aratu, também na Bahia, que tem um contrato assinado por 15 anos.

    Posteriormente, a empresa Dow, multinacional do setor químico, espera ser capaz de atender 750 MW de sua demanda de energia, via fontes renováveis, até 2025. De acordo com o ranking da BNEF, a empresa está entre as 25 maiores corporações globais em uso de energia renovável.

    A usina será interligada por meio da subestação da usina solar Engenheiro Manoel de Andrade. Essa subestação, com comando e controle digitais, é controlada pela Atlas Renewable Energy

    O projeto contará com mais de 450 mil módulos solares. Dessa forma, estima-se que a energia produzida será suficiente para atender grande parte das necessidades do complexo industrial de Aratu.

    Atlas Renewable Energy

    A empresa multinacional já controla 3 outras usinas na Bahia, sendo elas, as usinas de São Pedro, Engenheiro Manoel de Andrade, e Sertão Solar Barreiras.

    O resultado esperado, depois da aquisição de mais essa usina, é a redução de toneladas de CO2 emitidos durante a produção das demais energias. Nesse sentido, a Bahia será uma expoente no ramo de novas tecnologias voltadas para o serviço.

    A empresa, que firmou contrato com a gigante Dow para a compra de toda a energia produzida pela nova usina, está a procura de parcerias, para troca de energia entre locais e fornecedores. Com isso, ela espera garantir o fornecimento de energia limpa 24 horas.

    A empresa prometeu ajudar no crescimento econômico da área, usando apenas mão de obra local e oferecendo a qualificação profissional dos trabalhadores.

    Impacto positivo e diminuição do CO2

    A Bahia está se tornando uma referência no uso de tecnologias sustentáveis. Felizmente, não são apenas os habitantes deste estado que estão preocupados com o planeta.

    Um exemplo de inovação atrelada à sustentabilidade é o aumento da procura e aquisição de carros elétricos. Juntamente com o aumento de mais de 27% de novos sistemas fotovoltaicos, a compra de carros elétricos cresceu 221% apenas no primeiro semestre de 2020. Nesse sentido, as grandes marcas automobilísticas como BMW, Volkswagen e Tesla estão investindo na fabricação de carros com essa tecnologia. Como resultado do uso dos carros elétricos, ocorre a diminuição do uso e da dependência da gasolina ou do diesel, que são grandes poluentes.

    Além disso, outra mudança na vida dos brasileiros, é o maior uso de streaming. Uma pesquisa do Ciclo Vivo mostrou que 77,6% dos profissionais acreditam que com isso, causam menos impacto ambiental. O streaming é utilizado nos principais sites com jogos, e nas redes sociais.

    Energia solar, o futuro da energia

    A energia fotovoltaica é a energia do futuro. Além da economia ao consumidor final, a energia não causa danos ao planeta. O estado da Bahia tem aderido em massa a essa fonte de energia. Com isso, esse ano, o Ministério da Infraestrutura apontou o Aeroporto Internacional de Salvador como um exemplo de sustentabilidade a ser seguido. 

    Sustentabilidade é muito importante e felizmente, vem ganhando notoriedade. Essa é outra boa notícia que nós, do Dica Solar, estamos acompanhando e mostrando para você. Portanto, para ficar por dentro de tudo o que acontecesse no setor solar, siga a gente nas redes sociais e acompanhe as novidades!

Permito o Uso de cookies para:

Solicitar orçamento para:

instalador

Deseja orçamento de quantas empresas?

Como gostaria de ser contactado: