Home Blog Postagem-atual
  • Aquecedor solar
  • Quanto custa um Aquecedor Solar?

  • setembro 16, 2020 aquecedor solar
  • Com a crescente procura por energia sustentável e econômica, o aquecedor solar se tornou mais popular. Contudo, muitas dúvidas sobre o que é e quanto custa o aquecedor solar surgiram. Por isso, nós da Dica Solar preparamos um artigo para explicar tudo isso e muito mais para você.

    Primeiramente, quando começou o uso do aquecimento solar no Brasil?

    Movido pela crise do petróleo, em 1970 começou a surgir os sistemas de aquecimento solar residencial. Todavia, nesse período, não havia mercado que implementasse o sistema de aquecimento de água. Apenas nos anos 80 que foram realizados testes com o objetivo da implementação do sistema.

    Nessa década, também surge as “Normas Técnicas” da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).  Por exemplo, a ABNT NBR 15569:2020 estabelece os requisitos de projeto e instalação do sistema de aquecimento solar (SAS). Levando em consideração aspectos de concepção, dimensionamento, arranjo hidráulico, instalação e manutenção, onde o fluido de transporte é a água.

    Mas com o decorrer dos anos, mais pesquisas e inovações ocorreram e com isso, o setor de energia solar muito se desenvolveu e se tornou o que é hoje. Contudo, muito ainda existe para ser desenvolvido e pesquisado nesse mercado.

    Como funciona um o aquecedor solar

    Em síntese, o sistema de aquecimento de água pela energia solar é composto pelos coletores solares ou placas e o Boiler, que é o reservatório térmico. Embora exista um sistema auxiliar de aquecimento responsável por garantir a água quente, mesmo em longos períodos nublados ou chuvosos.

    A placa solar tem a função de absorver a radiação solar. O calor captado por elas é transferido para a água que circula no interior do Boiler. O reservatório térmico, onde fica armazenada a água aquecida, é composto por cilindros de cobre, polipropileno ou inox isolado de maneira térmica com poliuretano expandido. Esse poliuretano não tem CFC, clorofluorcarbonetos compostos por átomos de cloro e flúor ligados a uma cadeia de carbono, como metano e ao etanol, por exemplo. Por não ter CFC, não agridem a camada de ozônio garantindo o aquecimento totalmente sustentável. Assim, a água é conservada aquecida até que seja consumida.

    Os raios solares atravessam o vidro da tampa do coletor que esquentam as aletas, que são superfícies estendidas a partir de um objeto. Elas aumentam a taxa de transferência de calor para o ambiente, ou vice-versa, por meio do aumento da convecção e transferência. Essas aletas são de cobre ou alumínio e pintadas com uma tinta especial e escura, que ajuda a realizar a absorção máxima da radiação solar.

    O calor absorvido pelo par de aletas vai para os tubos (serpentina) que geralmente é fabricado em cobre. Logo depois, a água que está no interior da serpentina esquenta e vai parar diretamente no reservatório do sistema de aquecimento de água.

    O reservatório térmico é um sistema de aquecimento solar, como se fosse uma caixa d’água. Ele é responsável por armazenar a água quente e conforme ela é usada, é substituída por fria, garantindo assim que todo o processo recomece.  Vale ressaltar, que esse sistema deve contar com um sistema auxiliar de aquecimento. Assim, ele garante que nunca falte água quente, além de poder ser elétrico ou a gás.

    Vantagens e benefícios do aquecedor solar

    As principais vantagens de se obter um aquecedor solar é que ele oferece eficiência, resistência e durabilidade. Por exemplo, sua eficiência apresenta um índice de absorção de energia solar entre 94 e 96%. Além disso, os vidros utilizados possuem alta resistência a impactos, por isso não se danificam quando ocorrem geadas, granizo ou até, com a incidência constante do sol.

    Atualmente, existem legislações municipais que preveem a redução dos impostos para quem possui esse tipo de sistema no seu imóvel. E até, uma residência com esse sistema tem maior valor no mercado.

    Quanto custa para ter um aquecedor solar?

    Um aquecedor solar custa em média R$ 1.500,00 a R$3.000,00 reais, somado ao valor do projeto e da instalação. Cada projeto é único e tem suas variantes, por isso, deve ser analisado cuidadosamente para atender e suprir sua necessidade. Por isso, não podemos passar a você um número exato.

    Em suma, não é possível viver sem a energia ou eletricidade, porém existem maneiras de obtê-la sem que haja danos ao meio ambiente. Nós da Dica Solar, temos como missão democratizar o uso da energia, tornando-o possível a todos.

Permito o Uso de cookies para:

Solicitar orçamento para:

instalador

Deseja orçamento de quantas empresas?

Como gostaria de ser contactado: