-
Telhas solares: qual a diferença para os painéis?
- outubro 21, 2020 telha solar
-
Você conhece ou já ouviu falar de telhas solares? Sabemos que a cada dia, a energia fotovoltaica conquista mais espaço no Brasil. A diminuição dos custos e as opções de financiamentos, aliados a toda economia que essa fonte de energia proporciona aos consumidores, está contribuindo para esse cenário. Com isso, dúvidas surgem sobre qual seria o melhor meio de captação da luz solar, as placas ou as telhas solares. Nós, do Dica Solar, preparamos esse artigo para lhe mostrar as diferenças entre as telhas solares e os painéis. Assim, você garante toda a segurança para adquirir e instalar esses tipos de sistemas.
Primeiramente, vamos explicar qual a diferença entre essas duas tecnologias.
O que são as placas fotovoltaicas
Os primeiros módulos fotovoltaicos surgiram em meados de 1950. A tecnologia consiste em uma placa composta por células fotovoltaicas, responsáveis pela absorção desta energia e capazes de gerar eletricidade.
Normalmente, as placas possuem dimensões de 1,60 m², e geram de 240 a 355 Watts. Para a fixação nos telhados, lajes etc, elas possuem estrutura metálica podendo ser móvel ou não. Se for móvel, ela será um tracker, ou seja, acompanhará o movimento do sol.
Os módulos solares possuem vida útil, em média, 25 a 30 anos, com 80% de produtividade. Desde agosto desse ano, o governo federal zerou os impostos de mais de 100 itens fotovoltaicos, dentre eles as placas solares. Isso tem contribuído para a maior aquisição dos sistemas.
O que são as telhas solares
Criada em 2005, as telhas fotovoltaicas só estão chegando ao mercado brasileiro agora. A telha solar tem como finalidade produzir energia a partir da radiação solar. Elas têm o tradicional formato de telhas comuns, sendo práticas na instalação, além de resistentes e flexíveis.
A telha solar fotovoltaica é de concreto, e tem em sua superfície as células solares que captam a luz. Outra opção de telha solar e mais moderna, é a feita de vidro temperado. Por isso, possibilita a fácil implantação dessa tecnologia, que é encaixável e pode ser mesclada com as telhas convencionais, se harmonizando facilmente com os telhados.
As telhas solares apresentam uma maior potência, de 9,16Wp por telha ou 69 Wp/m². A tecnologia usada torna-as mais resistentes a chuvas e granizo, e mais leves do que os painéis fotovoltaicos.
Inovação e regulamentação
Inovações acontecem constantemente no setor. Duas das mais importantes novidades deram novas perspectivas para o uso das telhas solares. Uma em âmbito internacional, foi o lançamento pela Tesla do “Solar Roof” ou em português, “telhado solar”. A inovação consiste em ser uma substituição do telhado tradicional. De acordo com a fabricante, esse telhado é feito de vidro temperado, com textura e cor semelhantes ao material cerâmico.
O telhado solar começou a ser vendido em 2018, embora apresentasse um alto preço, seu desempenho era grande e ele se integrava perfeitamente a qualquer residência.
No âmbito nacional, em setembro deste ano, tivemos a aprovação do Inmetro para a fabricação e venda de telhas solares brasileiras. Agora a Eternit, fabricante de materiais de construção, pode produzir e comercializar as telhas de concreto com células fotovoltaicas. A venda está prevista para começar já em 2021. Nós, do Dica Solar, estamos acompanhando tudo e logo traremos mais informações para você.
Quais são as diferenças entre as placas solares e as telhas solares?
Designer moderno X rústico
Uma diferença rapidamente perceptível é no designer. Os painéis solares são sobrepostos a telhados ou lajes e possuem apenas o objetivo de gerar eletricidade. Por outro lado, as telhas fotovoltaicas têm como objetivos, além de gerar energia, a cobertura do imóvel. Isso torna a instalação mais clean em comparação com a aparência mais rústica das tradicionais instalações.
Aproveitamento
Enquanto uma placa fotovoltaica dura em média 25 a 30 anos e tem em seu ápice de aproveitamento com cerca de 80% da radiação solar recebida, dependendo da sua composição, a telha solar tem desempenho superior. A telha solar apresenta sua composição em vidro temperado, que a torna translúcida e apresenta uma perda de apenas 2% de luz solar recebida.
Instalação
A instalação das telhas é mais fácil e rápida, chegando até 60% de redução no tempo. Por outro lado, você precisa modificar a estrutura do local de instalação e seguir as normas do código de construção geral.
Já os painéis solares possuem estruturas metálicas para fixação, por isso, não modificam a estrutura da instalação. Além disso, as placas solares podem ser instaladas sobre outros locais ou até serem sistemas flutuantes.
Valor
Uma grande diferença é no preço do equipamento. Por serem relativamente novidade no mercado e serem mais tecnológicas, as telhas possuem um valor mais alto. Com isso, as tradicionais instalações fotovoltaicas com painéis solares são as mais acessíveis ao consumidor.
Nesse ínterim, existe também o retorno financeiro. Quando comparamos ambas as opções, percebemos que as placas oferecem um retorno mais rápido e maior.
Qual escolher?
Isso varia muito do projeto. Nós, do Dica Solar, sempre afirmamos e ensinamos que cada projeto é único e personalizado. Por isso, você terá que analisar o projeto, ver quanto o local da instalação consome de energia, sua extensão etc. Assim, você garante um projeto de excelência.
Vale ressaltar que, do ponto de vista da instalação, as placas solares podem ser mais adequadas para residências ou empresas já prontas. Já que com as telhas, o telhado teria que ser refeito. Se o local da instalação estiver em construção, então as telhas são as melhores opções. E se o cliente quiser uma instalação mais sutil, a melhor opção será realmente a telha fotovoltaica.
Novamente reiteramos que cada projeto possui sua especificidade e deve ser estudado com cautela. Leis estruturais devem ser respeitadas em ambas as instalações.
O setor fotovoltaico está em constante evolução. Nós, do Dica Solar, queremos ajudar a tornar a energia solar ainda mais possível e acessível. Por isso, temos a maior plataforma do segmento, além de um site com simulador de economia e um blog com os melhores conteúdos. Siga a gente nas redes sociais para ficar por dentro de toda a inovação e informação do mercado fotovoltaico.