Home Blog Postagem-atual
  • energia sustentável
  • 9 a cada 10 brasileiros querem produzir a própria energia renovável

  • setembro 17, 2020 energia solar no Brasil energia sustentável
  • Você sabia que 9 a cada 10 brasileiros querem gerar sua própria energia renovável e sustentável? É o que uma pesquisa da Abraceel feita pelo IBGE aponta. O aumento foi significativo, já que eram apenas 77% em 2014. Com isso, cresce a preocupação da sociedade com o desenvolvimento econômico mais sustentável. Principalmente em um Brasil no pós-pandemia.

    São vários os fatores que tornam a energia fotovoltaica cada vez mais atrativa. Afinal, o investimento é recuperado e a economia é grande dado o preço atual das contas elétricas. Além disso, claro, o fato dela ser uma energia sustentável, renovável e limpa. E o Brasil, é um dos países com maior incidência de raios solares do mundo.

    Jovens e escolarizados são os mais inovadores

    Os jovens são os mais abertos à inovação sustentável. 95% dos entrevistados entre 25 e 34 anos defendem a ideia, de acordo com a pesquisa. Isso é 14 pontos percentuais superiores aos idosos acima de 55 anos. Apenas 81% deles se mostraram interessados na energia fotovoltaica. A Abraceel traçou um perfil que indica que quanto maior o grau de escolaridade mais interesse há na energia renovável. Assim, a escolha por energia fotovoltaica cresceu 15% para cada grau académico concluído. Cidadãos com escolaridade até o quarto ano são o menor índice, sendo 80% de aprovação na tecnologia.

    Pelo que as pessoas procuram?

    A trocar por um sistema mais limpo de energia ficou em segundo lugar com 17% dos participantes. Ela perdeu apenas para o menor preço. 65% das pessoas veem o preço como a principal vantagem. A qualidade de atendimento ficou com 15%. Tornando necessário não apenas uma energia mais barata, mas também, que seja ecológica e que o atendimento seja bom.

    Mudanças são necessárias, assim como baixo preço

    As pessoas não estão dispostas a pagarem mais. O estudo mostrou que mesmo sendo para o incentivo de uma energia mais limpa, ainda sim, o preço deve ser baixo. Entre os 57% contrários ao aumento da tarifa, 67% tinham mais de 55 anos. Enquanto 37% dos jovens não se importariam com a diferença orçamental.

    Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel, diz que a pesquisa mostra que o brasileiro está cansado do modelo atual de energia. Eles gostariam de escolher sua empresa fornecedora e acham o valor pago, muito alto. “O brasileiro quer uma energia mais barata, quer ter a possibilidade de escolher uma opção mais limpa e quer ser muito bem atendido”. Medeiros resumiu e ainda acrescentou. Agora, existe uma preocupação crescente com a conscientização ambiental. Além disso, a população está mais atenta a seus direitos. O debate sobre o livre mercado de energia deve continuar.

    Novo horizonte para o livre mercado

    É possível notar a necessidade de mudanças estruturais no setor. Assim, o empresário e o consumidor podem pagar menos. Isso gera também, mais investidores. “Hoje, quem paga a conta desse atraso do setor é o trabalhador. Uma vez que o PLS 232/16 for aprovado, todos os consumidores de eletricidade se beneficiarão com a liberdade de escolha e preços baixos. Vão ser proporcionados pelos mais de 2 mil geradores e comercializadores de energia elétrica que existem no país. O benefício esperado não é só a economia mensal na conta de luz em 80 milhões de lares. Mas a geração de muito mais empregos nas 4 milhões de fábricas, estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços e no agronegócio”, Medeiros afirmou.

    Atualmente, o livre mercado é responsável por 30% da energia consumida no país e está presente em 85% das indústrias. Nos últimos 12 meses, o segmento cresceu 23% no número de consumidores. “O mundo pós-Covid-19 vai cobrar muito mais eficiência do setor elétrico. Por isso existe a necessidade da reforma do setor. A energia barata só será obtida por meio da eficiência. O modelo atual é indutor de ineficiência.  O contribuinte está insatisfeito. E a pesquisa que realizamos deixa isso explícito. ’ Medeiros finaliza.

    Nós do Dica Solar sabemos que o mercado precisa de mudanças. Por isso criamos o maior marketplace do segmento. Queremos e iremos conectar instaladores e cliente, para juntos, democratizar a energia solar no país.

Permito o Uso de cookies para:

Solicitar orçamento para:

instalador

Deseja orçamento de quantas empresas?

Como gostaria de ser contactado: